terça-feira, 28 de junho de 2011

Fundo de Alcachofra gratinado


Rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como ferro, cálcio e fósforo, a alcachofra é pura saúde. Ela contém um elemento chamado ciarina, que é excelente como regulador do fígado e da vesícula. 

Ingredientes:

2 fundos de alcachofra
100 g de parmesão Grana Padano ralado fino
200 ml de água
Suco de 1 limão
Sal, pimenta do reino e noz- moscada à gosto

Modo de preparo:

Coloque em um recipiente a água com o suco de 1  limão, lave as alcachofras, remova as folha e os talos com uma faca com muito cuidado. Obtenha só o fundo e leve para a solução de água e limão para não óxidar. Deixe o forno pré aquecido a 180 graus, remova as alcachofras do recipiente e tempere com sal e pimenta e noz-moscada. Coloque o  parmesão no centro do fundo de alcachofra e leve para gratinar por 25 minutos. Retire do forno e sirva.

Vichyssoise com Bacalhau


Ingredientes:

1 Posta de bacalhau de 300g dessalgado
6 Cebolas inteiras
130 ml de azeite
1 litro de leite

50 mls de creme de leite fresco
500 g de batata sem casca, cortada ao meio
sal e pimenta do reino à gosto
óleo para fritar


Modo de preparo:

Em uma panela, doure a cebola com 100 mls de azeite. Junte as batatas, 250g do bacalhau, o creme de leite e o leite. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 30 minutos.
Bata bem a mistura no liquidificador, peneire e reserve.
Pique o restante do  bacalhau em cubinhos e frite em 30 mls azeite quente.

Disponha os cubos de bacalhau sobre a sopa e sirva quente.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuscuz Marroquino com legumes


As propriedades nutricionais do cuscuz são muito semelhantes as do trigo. Além de hidratos de carbono, apresenta cálcio, magnésio, sódio, potássio, silício, zinco e vitaminas A, B, K, D.


Ingredientes Caldo de legumes:
1 cenoura
1 alho
1 salsão
1 cebola
4 xícaras de água


Modo de preparo:
Em uma panela com água coloque o salsão, a cenoura, a cebola e o alho e deixe ferver.


Ingredientes Cuscuz:


4 xicaras de couscous marroquino
2 cenouras médias cortada em cubos

1 abobrinha italiana cortada em cubos
1 berinjela cortada em cubos
3 xicaras de chá de tomatinhos cereja picadinho
4 xicaras de chá de caldo de legumes
4 colheres de chá de azeite extra virgem
4 xicaras de cebolinha picada
4 colheres de sopa de hortelã

Cheiro verde à gosto


Modo de preparo:


Em uma panela, pegue o caldo de legumes da receita acima, sem os legumes e deixe ferver. Coloque esse caldo em uma vasilha e acrescente o cuscuz marroquino para hidratar por 5 minutos. Depois de absorvido pelo caldo, solte o cuscuz com um garfo .
Em outra panela faça um refogado com o azeite, cebola, os legumes e o cheiro verde.
Junte o cuscuz aos legumes e bom apetite.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Massas são o prato favorito do mundo

Uma pesquisa global encomendada pela ONG britânica contra a pobreza Oxfam, revela que as massas são o alimento número um numa lista dos mais apreciados em todo o mundo.
O levantamento, feito pela consultoria GlobeScan, ouviu mais de 16 mil pessoas em 17 países, entre eles o Brasil.
A pesquisa aponta que, além de serem populares em países europeus, as massas em geral também são muito procuradas em países como Filipinas, Guatemala e África do Sul, de cultura tão dispares.
Sem nenhuma surpresa, a Itália é o maior consumidor mundial. O país que consagrou a criação consome 26 kg de massas por pessoa por ano, de acordo com a Organização Internacional das Massas. O segundo colocado, a Venezuela consome menos da metade (12 kg).
De acordo com Jim Winshio, da Associação de Pizza, Pasta e Comida Italiana, na Grã-Bretanha, as massas se tornaram populares porque são baratas e versáteis.
Segundo os pesquisadores, as massas sempre tiveram um aspecto global, já que suas orignes não são puramente italianas. Gregos e romanos já tinham alimentos similares, mas que eram assados, e não cozidos.
A China antiga fazia pratos com massas, mas é um mito que o explorados veneziano Marco Polo tenha voltado á Itália com a receita em 1295. A teoria mais aceita hoje é a de que as invasões árabes do século oito tenham levado para a Sicilia, no sul da Itália, um produto seco similar ao talharim.
Este primeito tipo de pasta era feito com farinha de trigo de espécie Triticum durum - o chamado trigo duro - variedade na qual a região se especializou. Atualmente só é permitido fazer massas secas com este tipo de trigo na Itália.
De acordo com o professor Dickie, apesar de serem consideradas uma refeição barata hoje, as massas já foram privilégio dos ricos.
A imigração italiana para países da América do Norte, Central e do Sul no século 20 fez com que o prato ficasse conhecido em todo o mundo como uma receita nacional italiana.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hamburguer de Quinua


Os nutrientes da quinua, voce encontra neste post: http://crescione.blogspot.com/2011/05/quinua-o-grao-de-ouro.html

Ingredientes:

1 xícara de quinua
1 cenora ralada
1 abobrinha verde ralada (só a casca)
1 xícara de brócolis bem picadinho
1 cebola picada
2 colheres de maizena
4 copos de água 
1 colher de azeite
Sal e pimenta do reino preta à gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque água e a quinua e deixe cozinhar até secar e reserve.
Com o fogo baixo, coloque o azeite em uma panela, refogue a cebola e todos os outros legumes, mas nao deixe cozinhar, para que fique al dente. Acrescente a quinua, o sal, a pimenta e a maizena e mexa até que fique firme (de liga). Retire do fogo espere esfriar. Depois que a massa estiver fria, com as maos, faça bolas e comprima em formato de hamburguer.
Esquente uma frigideira anti aderente e,  com ajuda de uma espátula, coloque os hamburgueres. Deixe dourar e vire de lado para que grelhe os dois lados por igual. 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atum em crosta de Pistache


O atum é ótima fonte de proteína, ferro, magnésio, fósforo, sódio, selênio, niacina, vitamina B6, vitamina B12 e ômega 3.

Ingredientes:

600 g de atum em posta
500 g de pistache bem picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Passe azeite em todo o atum e tempere com sal, pimenta e reserve.
Esquente em fogo alto uma frigideira anti aderente, e com auxilio de um pegador, passe as 4 laterais da posta sobre a frigideira e reserve.
Em uma travessa, coloque o pistache picadinho e envolva as laterais da posta.
Para acompanhar, sugiro vagens, batata sauté e uma saladinha.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Melancia preta



Uma melancia preta da variedade "Densuke" foi arrematada nesta segunda-feira por mais de 300 mil ienes (R$ 5,9 mil) durante o leilão de um tradicional mercado da cidade de Sapporo, na província japonesa de Hokkaido.
A fruta, famosa por sua casca preta e brilhante, é uma variedade de melancia sem listras ou manchas que cresce apenas na ilha de Hokkaido no Japão. foi a estrela principal no leilao de mercados de Hokkaido, onde atingiu preços exorbitantes por se tratar de um dos primeiros exemplares da temporada.

domingo, 12 de junho de 2011

Rosbife com ervas frescas



Ingredientes:

2 colheres de pimenta do reino preta em grão 
6 colheres de azeite extravirgem 
1 kg do centro do filé mignon 
2 colheres de alecrim picado 
2 colheres de tomilho picado 
sal a gosto


Modo de preparo:


Triture a pimenta do reino e misture com azeite e o sal e passe sobre toda a carne.

Em outra assadeira, misture os outros ingredientes e role a carne, para que os temperos grudem bem. 
Coloque uma chapa sobre a boca do fogão com o azeite e deixe esquentar, coloque a carne e vá virando até que todos os lados fiquem bem tostados. 
Retire do fogo e espere alguns minutos antes de fatiar, isso garante a suculência da carne.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Alimentos afrodisíacos

Para os gregos, Afrodite a deusa do amor, nasceu da espuma do mar e por isso a crença de que os alimentos que vêm do mar são afrodisíacos. Outras lendas surgem das festas de casamento, como o arroz, que é atirado pelos convidados sobre os recém-casados. Isso porque, o arroz, assim como o milho, é símbolo de fertilidade.
Em homenagem ao dia dos namorados, elaborei uma lista dos alimentos considerados afrodisíacos:

Chocolate
O Imperador Montezuma consumia o chocolate quente e aromatizado com baunilha e outras especiarias antes de entrar em seu harém - de quase 600 mulheres, esse fato levou à crença de que o chocolate fosse um afrodisíaco. Algumas pesquisas demonstram que o consumo de chocolate libera endorfinas e cria uma sensação de bem-estar. Outros estudos têm tentado atribuir propriedades ecxcitatórias aos componentes do chocolate.
Aspargos
Acredita-se que a vitamina B3 encontrada nos aspargos, tem como princípio a dilatação dos vasos sanguíneos.
Alho
Afrodisíaco conhecido entre os egípcios, gregos, romanos, chineses e japoneses. Acredita-se que suas propriedades estimulantes funcionem melhor para homens e mulheres na andropausa e menopausa. Isto por conter compostos relacionados com hormônios sexuais.
Cebola
Seu poder afrodisíaco é conhecido desde a Antigüidade. Citado pelos hindus, em textos sobre sexo, também era utilizado por romanos, gregos e árabes. No Egito, os sacerdotes em celibato eram proibidos de comer cebolas, por causa de seu possível efeito. Já na França, era servida uma sopa de cebola aos recém-casados na manhã seguinte à noite de núpcias para restaurar a libido.
Mel
Conhecido como o néctar de Afrodite, ou seja, um manjar dos deuses. Era muito difundido na Grécia, participando de celebrações de casamento. A noiva grega recebia uma colher de mel, no dia do casamento, pois acreditava-se que assim sairiam apenas palavras doces de sua boca. É daí que vem a lua-de-mel. Além do conteúdo histórico, há no mel vitaminas B e C, bem como minerais do pólen das flores, que podem agir como estimulante da produção de hormônios sexuais.
Ostras
Consideradas o melhor da comida afrodisíaca. São comidas cruas com limão e sal. As ostras possuem uma grande quantidade de zinco, que ajuda a fabricar a testosterona. Segundo consta, Casanova, um dos maiores amantes da história comia grandes quantidades de ostra antes de encontrar suas amantes.
Ovos
Para muitos povos, suas propriedades afrodisíacas são bem conhecidas. Vide os famosos ovinhos de codorna.
Condimentos:
Açafrão
O todo poderoso Zeus, deus dos deuses da antiga Grécia, dominado por insaciáveis apetites sexuais, chegou a dormir num colchão forrado com açafrão, na esperança de que a perfumada planta lhe exaltasse as paixões.
O açafrão tem um cheiro misterioso e envolvente, tanto que Cleópatra, uma das mulheres mais sedutoras da história, utilizava a essência de açafrão para seduzir seus amantes.
Os fenícios tinham a tradição de passar a noite de núpcias em lençóis coloridos e perfumados com açafrão.
Gengibre
Diz a história que uma cortesã, Madame Du Barry, a favorita de Luis XV, misturava gemas de ovos e gengibre para induzir seus amantes.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Purê de banana da terra

banana é um alimento altamente energético com aproximadamente 22% de hidratos de carbono e de fácil absorção pelo organismo, tem vitaminas C, A, B1, B2, B6, D e E, e minerais: potássio, fósforo, cálcio e ferro.
Ingredientes:
5 bananas-da-terra sem casca 
1 colher de manteiga sem sal
Sal, pimenta, noz moscada e azeite a gosto
Modo de preparo:

Deixe o forno pré aquecido a 180 graus. Embrulhe as bananas individualmente no papel alumínio, coloque as em uma assadeira e ponha no forno por 20 minutos. Passado esse tempo, retire as, abra o papel alumínio, retire as cascas e passe as bananas no espremedor de batata e reserve.
Em uma panela, coloque a manteiga e deixe derreter, adicione o pure que estava reservado, tempere com sal, pimenta, noz moscada e um fio de azeite. Mexa bem para incorporar, retire do fogo e sirva!

domingo, 5 de junho de 2011

Lula recheada com camarão



A Lula é um molusco rico em sais minerais e vitaminas do complexo B, além disso, a carne da lula é uma ótima opção para dietas de emagrecimento. 


Ingredientes:


4 lulas
200 gr de camarão médio
2 tomates
100 gr de catupiry de caixinha
1/2 limão
1 dente de alho
1/2 cebola média
1/4 de pimenta dedo de moça
4 ramos de salsinha
1 taça de vinho branco
azeite, sal, pimenta à gosto


Modo de preparo:


Lave bem as lulas e retire a bolsa de tinta e a cartilagem de dentro dela e descarte. Corte os tentáculos em pedaços pequenos e reserve. 
Limpe os camarões e corte em pedaços médios, tempere com sal, pimenta, limão e alho e reserve.
Corte bem picadinho a cabola, o tomate, a pimenta e a salsinha e reserve.
Em uma frigideira grande bem quente, refogue a cebola, adicione os camarões e os tentáculos, depois de 5 minutos, adicione o vinho branco e deixe até secar. Desligue o fogo e adicione os tomates, a salsinha e o catupiry. Mexa tudo até obter um composto e reserve.
Recheie as lulas e feche com palito de dente para que o recheio nao saia e coloque em uma assadeira. Leve ao forno pré aquecido a 280 graus por 25 minutos.


Delícia de prato!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mosaico de pão

O mosaico de 5 metros de largura e 4,5 metros de altura feito com mais de 2500 torradas, reproduziu fotografia de uma torradeira e esteve entre os trabalhos mais populares na Bienal de Buenos Aires. Devido ao seu sucesso, após a Bienal foi adquirida pelo Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, sendo agora uma parte de sua coleção permanente.


Haja criatividade!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Creme de Mandioquinha



Rica em vitaminas do complexo B e em alguns sais minerais, como potássio e ferro.
Ingredientes:
5 mandioquinhas grandes
1 cebola pequena

1,5 litros de água
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de manteiga
3 dentes de alho

Sal a gosto
Modo de Preparo:
Descasque a mandioquinha e cozinhe em uma panela com 1,5 litros de água por 30 minutos. Bata no liquidificador e reserve. Em uma outra panela, refogue a cebola, e o alho bem picadinho com azeite, adicione o creme reservado e deixe ferver. Desligue, acrescente a manteiga e mexa para dar cremosidade. Sirva acompanhada de pão italiano.