quarta-feira, 18 de maio de 2011

Creme de aspargos

O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B, Betacaroteno, Cálcio, Ferro e Fósforo. Além de auxiliar na digestão, tem ação diurética, sedativa e pouquíssimas calorias. Ótima dica para esse frio!


Ingredientes: (serve duas porções)

1 maço de aspargos frescos grandes
1/4 de cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de água
1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco
azeite de oliva a gosto
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:

Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Leve uma panela ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.
Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos.
Bata sopa com o mixer ou liquidificador, até que fique lisa. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se necessário coloque um pouquinho de sal e pimenta-do-reino.
Com a coroa do aspargos, enfeite o creme. Pronto!

Um comentário: